03.07
Mundo Pet: Criando animais em apartamento

Criando animais em apartamento

Madonninha em cima dos livros (ela ama) !rsrs

A convivência com animais de estimação só traz benefícios. Me arrisco a dizer que poucas coisas na vida são tão prazerosas quanto se conviver com os animais…E digo mais, eles sabem como ninguém, dar vida a qualquer lar.

Quem tem uma casa espaçosa, com quintal é muito fácil ter um animal de estimação. Mas, para muitas pessoas que moram nas grandes cidades, onde se predominam os prédios, nem sempre as condições são favoráveis.

Antes de termos um animal de estimação, devemos pensar muito em qual espécie irá se adaptar melhor ao nosso espaço e à nossa rotina, pois cada espécie tem a sua necessidade.

Os cães, por exemplo, mesmo os de porte pequeno, precisam de espaço para se exercitarem e gastarem energia, evitando assim, o estresse tanto dele quanto do dono. Precisam também de companhia, são animais que viviam em matilha, são sociáveis e não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.

Já os gatos, como são mais independentes, não precisam de tanta atenção. Mas ainda sim, precisam de companhia e de brinquedos, como os cães.

Muitas pessoas que querem ter um animal de estimação, pensam logo nos cães, por serem mais brincalhões e interagirem mais com os donos e falam: ” A eu quero ter um cão, mas moro num apartamento não muito espaçoso e fico fora o dia todo. O animal tem que ser pequeno e silencioso. “

Ora, bolas, qualquer animal, mesmo que pequeno não será feliz preso em casa o dia todo e sozinho. Não é verdade? Além do animal ser infeliz, poderão aparecer outros problemas, como latidos, uivos, destruição dos móveis e sapatos, problemas com os vizinhos…

Por isso, digo que devemos pensar muito antes de adquirirmos um animalzinho. Até porque, eles tem vida e sentimentos (como nós)  e depois que os levamos para casa é de nossa responsabilidade zelar pela saúde e bem estar deles.

Eu sou a favor a adoção de animais, então se você quer um animalzinho para te fazer companhia, procure um para adotar!

Os animais de pequeno porte são os mais indicados para apartamentos. E, além dos cães, existem outras espécies que se dão muito bem nesses locais, sem dar dor de cabeça para você e seus vizinhos.

  • Gatos
  • Hamsters
  • Peixes
  • Pássaros, lagartos, aranhas ( desde que  seja uma espécie autorizada pelo IBAMA para criação em cativeiro)
  • Coelhos
  • Furões domésticos
  • Chinchilas

Aqui vão algumas dicas para quem quer ter um animalzinho:

  • Água fresca sempre disponível;
  • Ração específica para cada espécie;
  • Local adequado e limpo diariamente, para as necessidades dos animais;
  • Local adequado para o animal dormir/ descansar : caminhas, casinhas, gaiolas, etc (depende da espécie);
  • Se você escolher um cão, prefira raças pequenas ou médias;
  • Mesmo que o seu cão tenha livre acesso ao apartamento, ele precisa passear pelo menos 1 vez ao dia ( ideal é 2 ou 3)  por no mínimo 30 minutos;
  • Brinquedos são indispensáveis para cães e gatos;
  • Não deixe seu animal sozinho em casa o dia todo. Eles não só podem como devem ser acostumados desde filhotes a ficarem em casa sozinhos algumas horas para não se tornarem dependentes, mas não dia todo né!?
  • Ter alguém em casa que sequer olha para o animal não significa companhia. Então, tire um tempo para brincar com seu animal.
  • Leve-o ao veterinário e mantenha a vacinação em dia.
  • Se a espécie permitir, castre seu animal, pois traz inúmeros benefícios.

 

Bom pessoal, é isso. Não importa qual espécie que você vai criar em seu apartamento. Cuidando e tendo uma relação de carinho com ele, a felicidade irá ser uma via de mão dupla. Garanto!

Fiquem com Deus e até a próxima!

Bônus:

Madonnha quando era mais novinha...mto fofa né!? Mas pessoal, não pode dar chupeta!! Não é legal humanizar os animais!! Isso foi arrumação da minha irmã!

Madonninha quando era mais novinha…muito fofa,né!? Mas pessoal, não pode dar chupeta!! Não é legal humanizar os animais!! Isso foi arrumação da minha irmã!

Bjobjo!

 

 

 


Comentários via Facebook






5 Comentários


michele @ 04.07.2013

Ai meu Deus que coisa mais fofa do mundo ele com a chupeta hahahaha!!! também tenho cachorro em apartamento adorei seu post.
beijos.
blog: http://www.mimorgado.com

(Responder)

Livia respondeu:

Oie, Michele!! Ela é fofa mesmo!! Obrigada!!
Bjobjo

(Responder)


Thatá @ 04.07.2013

Ai que bebêzinho mais lindo!!
own
Esse negócio de ter que sair todos os dias com o animalzinho é muito difícil.Mas é muito bom pra eles mesmo!
Beijos

(Responder)

Livia respondeu:

Obrigada, Thatá!!! Ela é linda mesmo!!
É difícil, mas temos que nos esforçar,né!?
Bjobjo

(Responder)


[…] já havia escrito um post de Criando animais em apartamento e hoje, venho falar aqui no blog de um assunto muito importante para quem tem cachorro em casa, e […]